
Os gatos estão cada vez mais populares, mas algumas raças ainda são pouco conhecidas
Os gatos vão dominar o mundo!
Segundo uma pesquisa do IBGE com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria do Pet) já são 22,1 milhões de gatos nos lares brasileiros. E a tendência é que esse número só aumente.
Quem vive em pequenos apartamentos nas grandes cidades e tem a rotina muito agitada está dando preferência para os gatinhos ao invés dos cachorros, pois o pet é mais independente e exige menos cuidados e atenção.
Enquanto muitos tutores felinos optam por adotar animais das ruas ou de abrigos, há também aqueles que desejam ter um animal de raça.
O siamês, o persa e o angorá são os felinos mais famosos no país. Porém, existem algumas raças pouco conhecidas que são tão dóceis e cheios de personalidade quanto essas. Quer descobrir quais são eles? Confira:
Bobtail japonês
Os felinos dessa têm um rabo em tufo ao invés de uma cauda alongada, e chegam a lembrar um fofo coelhinho.
A raça existe há centenas de anos e já ajudaram a caçar ratos para proteger os campos de bichos-de-seda no Japão. No Brasil, ficaram conhecidos por ser o gatinho do “Maneki Neko” japonês, aquele amuleto em formato de gato sentado com uma pata levantada.
Os gatos desta raça podem ter várias cores, mas o mais famoso é o calico, chamado de “mike” em japonês, que tem três cores. Seus olhos podem ser azuis e amarelos, o que os torna ainda mais incomuns.
Munchkin
Esse gato anão possui as patinhas mais curtas que o normal e, portanto, tem um tamanho reduzido.
Na verdade, essa condição é causada por uma mutação genética chamada de acondroplasia. Ela não causa problemas nem dores à vida do animal: eles andam, correm e saltam como os gatos com patas mais alongadas, mas podem apresentar problemas na coluna e no peito.
A raça não é oficialmente reconhecida por sociedades que conferem a pureza de gatos, já que o traço característico do Minchkin é sua deformidade genética, porém, ainda assim são uma graça!
Pixie-bob
Apesar de ser um gatinho, ele lembra mais o seu primo felino: o lince! Porém, ele é totalmente domesticado e adora a companhia de humanos, inclusive brincar com crianças.
Esse pet é de grande porte e surgiu a partir do cruzamento entre gatos de rua e gatos selvagens. Além disso, ele possui uma série de particularidades que tornam a raça única e muito mais interessante.
Ao contrário de outros felinos, os gatos Pixie-bob raramente miam. Eles também gostam de seguir os donos e até mesmo de andar na coleira e passear na rua e ainda, são muito inteligentes, podendo ser facilmente adestrados.
Maine Coon
Conhecido como “gato gigante”, o Maine Coon pode atingir surpreendentes 10 quilos! Em sua origem, era o típico gato caçador de ratos e foi a inspiração para o pet dos quadrinhos Garfield.
Para sustentar um corpo tão grande, o gato tem corpo musculoso. Seu focinho é quadrado, as orelhas são grandes e seus e olhos são expressivos. Sua pelagem geralmente é marrom e longa, necessitando de escovação frequente para ficar sempre bonito.
A personalidade desses pets é muito dócil e companheira. Conforme envelhecem, eles precisam de cuidados especiais para evitar a displasia de quadril, a artrite e a atrofia muscular espinhal, doenças dolorosas que podem limitar seus movimentos.
Sphynx
É o gato sem pelos, um felino que você nem imaginava que existisse, pois ele não possui uma característica fundamental dos gatos: os pelos!
Na verdadea raça possui uma fina camada de pelos, que é quase imperceptível de tão finos e delicados! Ao invés de precisar de cuidados com a pelagem, o Sphynx precisa de cuidados para a pele, como evitar o sol intenso e ser aquecido nos dias de frio. A tonalidade de sua pele varia entre branca, rosada e acinzentada.
Esse pet é muito amigável. É comum que ele trabalhe como gato de terapia, alegrando a vida de pessoas que estão passando por cuidados médicos.
Todos os gatos precisam de cuidados
Independentemente da raça, sexo ou porte do gato, todos eles precisam de cuidados para viverem felizes por muito anos ao seu lado.
Embora os gatinhos passem a maior parte do dia dormindo, eles adoram receber atenção e carinho dos donos. Alguns até gostam de brincar, interagir e correr pela casa.
Eles precisam de uma boa alimentação e água sempre à disposição, além de uma caixa de areia limpa, um local seguro para evitar fugas e quedas e arranhadores para que eles possam lixar as unhas sem destruir o sofá.
Os bichanos também precisam de cuidados veterinários. As vacinas devem estar em dia e todo ano você tem que providenciar um check up. Os animais que apresentam predisposição a determinada doença devem ser monitorados de perto para prevenir e serem tratados o mais rápido possível. Por isso, você pode contar com o Pet Shop online da Dot Pet. Mais comodidade para você cuidar do seu gato