
Isso mesmo, cães e gatos também podem sofrer dessa terrível doença, que é mais comum em animais do que em mulheres. O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas e a incidência aumenta principalmente após os 8 anos de idade do animal.
E assim como nos humanos, o diagnóstico precoce é importante para aumentar as chances de cura, aumento de sobrevida e aplicação de tratamentos menos invasivos.
A causa do câncer nos pets não tem uma origem única, porém alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença, como por exemplo o fator hormonal. Distúrbios endócrinos e o uso das chamadas vacinas anti-cio ou anticoncepcionais, podem estimular o desenvolvimento de células com características de malignidade (câncer).
Por isso, hoje trouxemos algumas formas de prevenir o câncer de mama em suas cadelas ou gatas e também aderir à campanha de Outubro rosa pet:
Visite o médico veterinário periodicamente
Quando o diagnóstico é feito precocemente, aumentam as chances de sucesso no tratamento. O veterinário é o único profissional capacitado que pode examinar e diagnosticar a presença de problemas relacionados ao câncer de mama forma adiantada, e indicar o melhor tratamento para o seu cãozinho ou gatinho.
Outubro Rosa Pet: Castração sempre!
Além de prevenir outras doenças, a castração é uma excelente forma de prevenir tumores mamários, em especial se ocorre antes do primeiro cio. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
Palpação a partir dos 5 anos
Outra opção de prevenção é uma palpação minuciosa das glândulas mamárias, mensalmente, em busca de caroços, dores conforme o toque ou presença de secreções nas mamas.
NUNCA FAÇA USO DE ANTICONCEPCIONAIS
Sempre recomendado levar o seu pet ao veterinário para atendimentos de rotina. Marque a consulta do seu pet com um veterinário especializado aqui da DotPet! Prevenção é um ato de amor.