
[intrigger scenario=”2300″]
As férias da criançada se aproximando, feriados, viagens em família aumentam.
Conhecer novos lugares é algo muito prazeroso e pode ser melhor ainda acompanhado do bichinho de estimação. Muita gente acha indispensável a companhia de seu filho de 4 patas. Se você é uma destas pessoas e está em dúvidas de como fazer para levar seu amigo também, fique tranquilo, temos algumas dicas valiosas para te ajudar.
Decidiu levar seu pet na viagem? Saiba o que fazer:
– Se você vai de ônibus:
Você sabia que o próprio ônibus permite a entrada de animais? De acordo com art. 70 do Decreto nº2521/1998 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o transporte dos animais nesses veículos é permitido desde que considerados os locais e limites máximo de peso estipulados para bagagem. O animal precisa estar acomodado em caixa apropriada de modo que consiga ficar em pé e se mover. De qualquer forma é preciso estar atento as regras que diferem de cada viação. Segundo a ANTT, antes da viagem, a empresa prestadora de serviços deve ser consultada pois ela pode recusar o transporte, se por acaso entender que irá comprometer a segurança, o conforto e a tranquilidade dos demais passageiros, além de não dispor das condições adequadas para o transporte do animal.
– Se você vai de carro:
Fique atento pois o animal solto dentro do carro pode causar multa. Por isso o uso de cinto de segurança para cães é equipamento obrigatório. É possível também escolher pela caixa ou bolsa de transporte para garantir uma viagem tranquila e não correr o risco de ser multado.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, artigo 235 a condução de animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave, ou seja, além de 5 pontos na carteira, o condutor arca com multa de R$127,69. No artigo 252 o motorista flagrado com o animal no colo ou dirigindo com animais à sua esquerda entre braços ou pernas perde 4 pontos, infração média e multa no valor de R$85,13.
Durante a viagem as paradas são essenciais para evitar enjoos, suprir as necessidades fisiológicas, beber água e esticar as patinhas.
–Se você vai de avião:
De acordo com a ANAC Agência Nacional de Aviação Civil o transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa aérea portanto consulte com antecedência as condições pois algumas companhias não transportam cães de determinadas raças. É preciso apresentar atestado de sanidade do animal fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.
Segundo a Anac como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional.
Em caso de vôos internacionais é imprescindível obter informações sobre as regras do país de destino para não correr o risco de não poder desembarcar com o seu pet.
Uso da caixa de transporte
A caixa de transporte precisa ser resistente bem ventilada de maneira que acomode seu pet confortavelmente.
Procure tornar a caixa de transporte um local familiar para o animal. Deixe-a sempre aberta e disponível para uma melhor adaptação. Inicialmente ofereça petiscos, coloque brinquedos para estimular o uso. Aos poucos aumente o tempo em que ele fica dentro da caixa. Quanto mais acostumado ele ficar menor será o estresse no dia da viagem.
Saúde em dia
É muito importante que seu animal esteja com a saúde em dia, portanto, na hora de viajar com o seu pet independente do meio de transporte é preciso verificar a documentação de vacinação dele. É preciso apresentar o certificado da antirrábica para animais com mais de 3 meses de idade, e se a vacina estiver vencida, é necessário a reaplicação com 30 dias de antecedência da viagem.
Chegou a hora de viajar com o meu pet. E agora?
Brinque bastante antes de viajar, para que ele esteja mais cansado e possa até fazer a viagem dormindo.
Neste outro artigo você pode encontrar mais Dicas de cuidados com os pets no fim do ano, clique aqui!
Agora é só pensar em como irá aproveitar a viagem com seu grande amigo.
Precisa agendar uma consulta com o médico veterinário antes de viajar com cão ou gato? Quer dar um banho pra deixá-lo bem cheiroso e pronto pra viagem? Então acesse o aplicativo da Dot Pet em seu celular e agende agora mesmo em domicílio ou direto no estabelecimento!
Não se esqueça de levar tudo o que ele precisa, ração, tapete higiênico ou areia, medicamentos, compre agora e receba tudo em até 2 horas direto na sua casa.
Disponível para Android e iOS ou acesse nosso Shopping Virtual.