
O mundo está em pânico com essa pandemia causada pelo novo vírus COVID-19 que tem feito vítimas fatais entre a população humana. Mas a grande pergunta e preocupação entre donos de pets é: Pets podem ficar doentes ou transmitir o vírus COVID-19?
NÃO, o COVID-19 NÃO contamina nossos pets, assim como, cães e gatos não transmitem coronavirus para seres humanos.
Os Coronavírus (CoV), descobertos em meados de 1960, são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias em seres humanos e animais. O novo agente do coronavírus, o chamado COVID-19, descoberto recentemente após casos registrados na China é o motivo do grande caos que estamos vivendo, que não infectam animais.
Os coronavírus comuns que infectam humanos causando doenças respiratórias leves a moeradas, são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS da síndrome em inglês “Severe Acute Respiratory Syndrome”. Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus, cuja sigla é MERS, do inglês “Middle East Respiratory Syndrome” e o novo vírus nomeado coronavírus associado à MERS (MERS-CoV), que pela localização dos casos, a doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio. (fonte: portal da saúde)
Já em cães os subtipos são: CCoV- entérico canino e CRCoV- respiratório canino. A infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), que causa a PIF (Peritonite Infecciosa Felina)

Por isso, não é possível que um ser humano seja infectado caso seu pet apresente coronavirose e o contrário também!
#todoscontraoCOVID19 não saia de casa!
Texto produzido por: Dra Lara Torrezan- médica veterinária.