
Se tem uma época do ano extremamente aguardada é a Páscoa. A grande maioria das pessoas é absolutamente apaixonada por chocolate e, de certa forma, temos a impressão de que excessos são permitidos durante esse período. Como manda a tradição, você e sua família trocam muito ovos, barras e deliciosos bombons. São chocolates de todas as marcas, em vários formatos, uma infinidade de opções. Logicamente, quando você vai dar a primeira mordida na sua guloseima, quem é que te olha com uma carinha de dó querendo só um pedacinho (na verdade ele quer comer tudo)? Seu pet.
E aí vem a pergunta: pets podem comer o nosso chocolate? A resposta é direta e reta: NÃO. O chocolate está entre os alimentos tóxicos para os animais de estimação e podem levar cães e gatos ao coma e até mesmo à morte. Portanto, você não deve oferecer chocolate humano aos seus animais.
E sabe por quê? O chocolate possui cacau entre seus ingredientes, uns mais, como no caso dos amargos que são mais escuros, e outros menos, como o chocolate branco por exemplo. O grande problema é que o cacau possui em sua composição uma substância chamada teobromina, um alcaloide do mesmo grupo da cafeína. Essa substância é rapidamente absorvida pelos pets após ingestão, sendo poderosa estimulante do sistema nervoso central e do coração. Dependendo da dose ingerida, essa substância pode levar a graves arritmias cardíacas. Quanto mais teobromina e maior é a possibilidade de ocorrer a intoxicação.
A dose tóxica de teobromina é de 100 a 175 mg/kg no cão e 80 a 150 mg/kg no gato (SPINOSA, GORNIAK E BERNARDI, 1999). Ou seja, um chocolate preto amargo contêm entre 15-20 mg/grama, se apenas 25 g dele for ingerido por um Pinscher que pesa aproximadamente 5 Kg, já pode causar uma intoxicação.
Quais os sinais de intoxicação?
Os sinais clínicos em caso de intoxicação geralmente surgem de 6 a 12 horas após a ingestão, são vômito, diarreia, aumento do volume urinário, ligeiro aumento da pressão arterial, nervosismo, inquietude, tremores, convulsões, queda da temperatura corpórea, entre outros.
O que fazer se seu pet ingeriu chocolate?
Se tiver alguma suspeita de que seu pet ingeriu uma quantidade excessiva do chocolate, leve-o o mais rápido possível ao médico veterinário. Como já mencionado, os sinais de intoxicação podem demorar um pouco para se manifestarem. A teobromina ao ser absorvida pode permanecer ativa no corpo por até 24 horas.
Geralmente os cães são os mais intoxicados, entretanto, os gatos também podem ingerir chocolate e sofrerem as consequências. Portanto, tomem muito cuidado ao deixar chocolate em locais de fácil acesso.
Sabe qual a boa notícia? Hoje já existem “chocolates” feitos especialmente para seu cão ou gato, que podem ser oferecidos (moderadamente) sem oferecer riscos ao animal.
Deixe o chocolate feito pra humanos longe do seu pet e tenha uma ótima páscoa, sem surpresas desagradáveis.
Encontre produtos para seu pet e receba em até 2 horas na sua casa www.dotpet.com.br
Por: Dra Lara Torrezan- Médica Veterinária, Zootecnista e diretora operacional da Dot Pet