
Carnaval chegou! E vc é daqueles tutores que ama cair na folia e não se separa de jeito nenhum do seu pet?
Bom, vamos combinar que bloquinhos de carnaval não são os ambientes mais adequados para seu pet, né!? Muito barulho, muitas pessoas aglomeradas, lugares sujos, muita bebida, calor… Mas vc quer levá-lo de qualquer jeito, mesmo que seja por pouco tempo? Ok. Aí vão algumas dicas valiosíssimas:
- Escolha do bloco: evite levar seu pet em blocos muito aglomerados. Isso não é legal pra ele. Dê preferência para os lugares que acontecem em bairros menores. Em alguns lugares já existem blocos organizados para levar os pets, portanto, dê preferência a esses.
- Horário do dia: sol, calor e chão quente podem prejudicar a saúde e bem estar do seu pet, então, sempre dê preferência a horários mais em que o sol não esteja muito forte.
- Protetor solar: cuidado com o sol. Obvio que você não vai sair com seu pet em horários muito quente e ensolarados, né? Mas mesmo em horários de pouco sol, use protetor solar específico para cães, principalmente se seu pet tiver pele e pelagem clara.
- Água: hidrate muito seu cão. Sempre leve com você água fresca e ofereça ao seu pet o tempo todo!
- Plaquinha de identificação: como seu cão vai estar no meio de muitas pessoas e talvez animais, não saia de casa sem colocar na coleira dele uma plaquinha com todas as identificações necessárias para caso ele se perca.
- Vacinação: cheque se as vacinas do seu cão estão em dia. Muitas doenças podem ser contraídas na rua se ele não estiver devidamente imunizado. Ah! Levar filhotes antes de ter completado todo o esquema vacinal recomendado pelo veterinário, NEM PENSAR.
- Vermifugação: a rua é um ambiente muito sujo, ainda mais quando se tem muitas pessoas e animais, seu amigo estará exposto a inúmeros perigos invisíveis a olho nu. Vermifugar previne e protege o seu cão dessas ameaças que podem ser muito perigosas.
- Coleira: evite fugas! Certifique-se se guia e a coleira estejam em perfeito estado antes de sais de casa. E na hora de colocá-las no seu pet, cheque se a coleira ou o peitoral estão bem ajustados ao corpo dele.
- Não dê bebidas alcoólicas de jeito nenhum! Oferecer bebidas alcóolicas para um cão não tem graça nenhuma e é muito prejudicial para a saúde dele. O pet não metaboliza o álcool como nós humanos e sérios danos podem ser causados. Se quiser oferecer algum tipo de bebida, escolha as produzidas especialmente para pets. Hoje já temos muitas opções no mercado.
- Tintas: cuidado com tintas não apropriadas para pets, podem ser tóxicas.
- Fantasias: tá calor, certo? Então evite as fantasias quentes e pesadas.
Além de todas essa dicas, é importante ressaltar que seu pet é quem deve dar os sinais de que está confortável ou não nesse “passeio”. Preste muito atenção se ele está demonstrando estar feliz, triste, tenso, irritado, cansado. E se algo não estiver bom pra ele, o melhor é terminar de curtir o carnaval em casa, ok?
Se você decidiu ir viajar com seu pet para outro lugar, confira outra dicas no link: https://blog.dotpet.com.br/dicas-para-viajar-com-cao-ou-gato/
Você pode encontrar vermífugos, vacinas, bebidas apropriadas para pets e muito mais na DotPet. Acesse www.dotpet.com.br. Temos profissionais que atendem em domicilio e entregamos produtos em até 2 horas.
Texto produzido pela médica veterinária Dra Lara Torrezan
